Quero iniciar um plantio comercial. O que fazer?

Na agricultura, existem dois tipos principais de produção: a autossuficiência, onde o principal objetivo é garantir o consumo doméstico, e o cultivo comercial, onde os produtores cultivam para venda. Ganhar a vida nessa neste ramo significa ter uma vida mais próxima da natureza, sem a rotina da cidade grande.

Como em qualquer negócio, planejamento, controle, investimento e propósito são essenciais. Continue lendo e confira 5 dicas para um plantio comercial de sucesso!

1 – Planeje sempre! Planeje muito!

É verdade que o clima e outros fatores externos, como pragas, podem impactar negativamente na produtividade. Este, no entanto, é um risco específico da agricultura como tantos outros riscos também existem em outros empreendimentos. Para lidar com isso, planejar-se para investir em tecnologias e reduzir as perdas com imprevistos é o melhor caminho a ser seguido.

Naturalmente, tudo exige um investimento inicial e, a partir dele, é necessário projetar o que se precisa para produzir bem, quem vai comprar a mercadoria e o quanto se espera de retorno. Insumos, mão de obra, transporte, armazenamento e marketing são custos e necessidades que naturalmente vão aparecer e precisam ser dimensionados.

2 – Cuide da qualidade da terra em que você planta

Arar, nutrir e analisar a terra em laboratório são recomendações básicas para manter a boa produtividade e evitar invasores indesejados. Contudo, tão importante quanto cuidar do seu espaço de produção, é verificar se ele é bom para plantar o que você deseja. Há culturas para todos os tipos de solo! O que não se pode é escolher alguma que seja incompatível com o que você tem disponível.

Outro cuidado é a rotação de culturas. É preciso levar em conta que a agricultura é um processo que faz as plantas extraírem do solo os nutrientes que necessitam para se desenvolver. Se você faz o plantio apenas de uma única espécie ou de cultivares que tenham características semelhantes, com o tempo o solo pode ficar empobrecido.

3 – Observe o mercado e escolha com cuidado o que você vai plantar

Nas etapas anteriores, (planejamento e análise do solo) uma das definições mais importantes de todo esse trabalho já precisa ser considerada: qual (ou quais) cultura deve ser escolhida para o plantio comercial. Para ajudar, o caminho mais eficaz é analisar o mercado.

Mas não basta apenas perceber o que existe de demanda. É necessário cruzar esta informação com as condições climáticas da região e as características do solo na sua propriedade. Pensar unicamente no que estão pedindo sem avaliar as condições para produzir determinada cultura pode trazer um risco desnecessário para o retorno dos seus investimentos!

4 – Construa parcerias estratégicas

Há duas formas de parcerias possíveis: com revendedores dos seus produtos (supermercados, feirantes, restaurantes, lanchonetes, frutarias etc.) ou com outros produtores cooperados.

No primeiro caso, você garante um leque fixo de clientes para quem você vai vender. Assim, sabe-se o quanto é preciso produzir e para quem se vai vender. É um investimento seguro e com certo grau de previsibilidade sobre o retorno.

Já no segundo, você garante a venda, mesmo sem ter essa parceria direta formada. Com uma cooperativa, dependendo da organização e tamanho, o seu produto pode ganhar uma destinação certa e há a possibilidade, até mesmo, de ganhos com exportação.

5 – Invista em tecnologia

Quando falamos de investimento em tecnologia não fazemos referência apenas a dispositivos eletrônicos para controle da produção e dos estoques, bem como das finanças e obrigações legais e tributárias. Tecnologia, na verdade, envolve tudo aquilo necessário para facilitar o seu trabalho e garantir mais produtividade.

Assim, o maquinário que você usa e, até mesmo os insumos aplicados na lavoura, como defensivos agrícolas e fertilizantes, são tecnologias, pois interferem diretamente nos seus resultados.

E claro, um equipamento indispensável na qualidade e otimização da sua produção, são as máquinas de beneficiamentos Barana que realizam a limpeza e a triagem de diversos tipos de alimento seguindo os padrões de exigência definidos.

Se você está planejando iniciar o plantio comercial, conte com a Barana para auxiliar na produtividade da sua produção e na qualidade de seu produto final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Chame Agora!